2º
BIMESTRE HISTÓRIA DA LEITURA
|
|||||
Meses
|
Conteúdos
|
Competência a ser desenvolvida (Currículo Mínimo)
|
Procedimentos Didáticos
|
Recursos Didáticos
|
Nº aulas
|
Maio
Junho
Julho
|
Conceito
de leitura e modalidades de leitura
Alfabetização
e linguagem: refletindo sobre a oralidade, leitura e escrita.
A
importância do ensino da leitura na alfabetização.
O
letramento e o ensino da leitura: aspectos cognitivos e sociais da leitura.
Estratégias
de leitura na alfabetização.
A
formação da leitura e do público leitor no Brasil.
|
Conhecer
a História das modalidades de leitura, estabelecendo relações entre oralidade
e leitura.
Conceituar
a leitura na sua dimensão de produção de sentido.
Analisar
criticamente, em materiais variados, a recepção e interação na leitura,
compreendendo as estratégias envolvidas na leitura.
Refletir
sobre as implicações das diferentes concepções de leitura estudadas para a
prática pedagógica.
|
Aulas presenciais, ministradas a partir de
variadas dinâmicas de trabalho em grande grupo e pequenos grupos. Exemplos:
roda de leitura, Contação de história etc.
Elaboração de pesquisas, planos de aula, seleção
e leitura de livro infantil para o EI/EF com elaboração de material escrito
evidenciando a função social da leitura/escrita.
Confecção
de recursos para contação de histórias.
|
Textos
(Acadêmicos, reportagens, literários etc.)
Datashow
Quadro
branco
|
blog cdpef 2ª série
segunda-feira, 3 de agosto de 2020
2º BIMESTRE - PROGRAMA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário