segunda-feira, 3 de agosto de 2020

2º BIMESTRE - PROGRAMA


2º BIMESTRE HISTÓRIA DA LEITURA
Meses
Conteúdos
Competência a ser desenvolvida (Currículo Mínimo)
Procedimentos Didáticos
Recursos Didáticos
Nº aulas
Maio










Junho


Julho
Conceito de leitura e modalidades de leitura
Alfabetização e linguagem: refletindo sobre a oralidade, leitura e escrita.
A importância do ensino da leitura na alfabetização.

O letramento e o ensino da leitura: aspectos cognitivos e sociais da leitura.
Estratégias de leitura na alfabetização.
A formação da leitura e do público leitor no Brasil.
Conhecer a História das modalidades de leitura, estabelecendo relações entre oralidade e leitura.

Conceituar a leitura na sua dimensão de produção de sentido.

Analisar criticamente, em materiais variados, a recepção e interação na leitura, compreendendo as estratégias envolvidas na leitura.
Refletir sobre as implicações das diferentes concepções de leitura estudadas para a prática pedagógica.


  
 Aulas presenciais, ministradas a partir de variadas dinâmicas de trabalho em grande grupo e pequenos grupos. Exemplos: roda de leitura, Contação de história etc.
 Elaboração de pesquisas, planos de aula, seleção e leitura de livro infantil para o EI/EF com elaboração de material escrito evidenciando a função social da leitura/escrita.
Confecção de recursos para contação de histórias.




Textos (Acadêmicos, reportagens, literários etc.)

 Datashow

Quadro branco




Nenhum comentário: