segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

1º BIMESTRE - O INGRESSO NO PRIMEIRO ANO DO FUNDAMENTAL E O PERÍODO PARA CONCLUIR O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Conforme vimos, o artigo 32 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação reorganizou o Ensino Fundamental de 8 para 9 anos.
Idade para ingresso no Ensino Fundamental - Corte etário
 
Hoje, de acordo com as diretrizes do Ministério da Educação, uma criança deve ingressar no Ensino Fundamental aos 6 anos de idade completos até 31 de março, apesar da grande variedade de ingresso das crianças no Brasil em relação ao corte etário. A própria rede municipal, às vezes, matricula crianças que completarão 6 anos após 31 de março.
Período do Processo de Alfabetização
 
Outro ponto importante é o período para conclusão do processo de alfabetização. Com a nova Base Nacional Comum Curricular, o processo de alfabetização deixa de ter seu término no 3º ano do Fundamental para o 2º ano, ou seja, quando a criança estará com 7 anos, ou seja, aos 7 anos as crianças deverão ser capazes de ler e escrever.

 TEXTO SOBRE O CORTE ETÁRIO APROVADO PELO CNE QUE COMEÇOU A VALER EM 2019
 

O Diário Oficial da União (DOU) publicou, na última quarta-feira (10), as Diretrizes Operacionais complementares para regulamentação das matrículas iniciais de crianças na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. A Resolução nº 2 da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, de 9 de outubro deste ano, reafirma a regulamentação do corte etário para matrícula de crianças na pré-escola e no Ensino Fundamental, definida pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, ou seja, respectivamente, aos 4 e aos 6 anos completos ou a completar até o dia 31 de março do ano em que se realiza a matrícula.
A Resolução homologada pelo Ministro da Educação na última semana deve ser observada pelos governos estaduais e municipais, a partir de 2019, na organização curricular dos sistemas de ensino e de suas unidades escolares, sendo a data de corte etário válida para todo o território nacional, em redes e instituições de ensino, públicas e privadas do país.
O documento define, ainda, o direito à continuidade do percurso educacional válido a toda criança, independentemente da permanência ou de eventual mudança ou transferência de escola, inclusive àquelas em situação de itinerância. O artigo 5º da Resolução também aponta que a regra não será aplicada excepcionalmente nos casos em que as crianças já se encontram regulamente matriculadas e frequentando estabelecimentos de Educação Infantil e Ensino Fundamental, ainda que em desconformidade com a idade, considerando seus direitos de continuidade e prosseguimento sem retenção.
Para o Dirigente Municipal de Educação de Alto Santo/ CE e Presidente da Undime, Alessio Costa Lima, a homologação da Resolução representa uma importante conquista e avanço para o Brasil. “Ao reafirmar a regulamentação do corte etário, o CNE dá mais estabilidade, organização aos sistemas de ensino e garante proteção aos direitos da infância”, afirmou.

1º BIMESTRE - ART. 32 DA LDB

Você sabe o que significa LDB?

Significa Lei de Diretrizes e Bases da Educação.



Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394/96) é a legislação que regulamenta o sistema educacional (público ou privado) do Brasil (da educação básica ao ensino superior).

A LDB 9394/96 reafirma o direito à educação, garantido pela Constituição Federal. Estabelece os princípios da educação e os deveres do Estado em relação à educação escolar pública, definindo as responsabilidades, em regime de colaboração, entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.
Segundo a LDB 9394/96, a educação brasileira é dividida em dois níveis: a educação básica e o ensino superior.
 
Educação básica:
  • Educação Infantil – creches (de 0 a 3 anos) e pré-escolas (de 4 e 5 anos)
  • Ensino Fundamental – anos iniciais (do 1º ao 5º ano) e anos finais (do 6º ao 9º ano) –
  • Ensino Médio – O antigo 2º grau (do 1º ao 3º ano).

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 96 sofreu inúmeras modificações no texto original, um deles é muito importante nesta disciplina. Texto retirado do site: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. 
Estão sublinhadas pela professora as partes mais importante do texto neste momento


"Art. 32. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:             (Redação dada pela Lei nº 11.274, de 2006)
 

I - o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
II - a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
III - o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
IV - o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
 
§ 1º É facultado aos sistemas de ensino desdobrar o ensino fundamental em ciclos."

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

1º BIMESTRE - 1º TRABALHO MINHA TRAJETÓRIA DE LEITURA E ESCRITA DO MUNDO

1º TRABALHO (5,0)




ORIENTAÇÃO PARA O TRABALHO
CAPA E ORGANIZAÇÃO

Capa


Governo do Estado do Rio de Janeiro
Secretaria de Estado de Educação
Instituto de Educação Carmela Dutra
Disciplina Processo de alfabetização e letramento  
Professor (a) ______________________




(Meio da folha)
Minha Trajetória de Leitura e Escrita do Mundo





(Parte inferior)
Aluno (a) ______nome completo______________ 
nº ______   Turma:________

2020
 1º bimestre



 sumário

SUMÁRIO    
 Introdução                                            (pág. x)
Autorretrato                                          (pág  x)
Meu Nome                                            (pág. x)
        História do meu nome                  (pág. x)
        Significado do meu nome             (pág. x)

Registros da minha história                 (pág. x)
      Questionário                                    (pág. x)

Conclusão                                               (pág x)
Anexos                                                    (pág x)


 Introdução

INTRODUÇÃO





(parágrafo)Esse trabalho é um breve relato das minhas memórias sobre o meu processo de alfabetização que ocorreu no período de __________, na Escola ______________________ com a (s) Professora (s) ________________________________





nº de pág


 Corpo do trabalho


Autorretrato





nº de pág.


  Corpo do trabalho
 (fazer uma arte com o nome)

Meu nome
O que é? O que é?
Que é meu, mas meus amigos usam mais que eu?





nº de pág.

  Corpo do trabalho

 (Relatar a história do seu nome. Entreviste seus familiares e escreva sua história: Quem escolheu seu nome, o motivo da escolha etc.)

História do meu nome




nº de pág.

 Corpo do trabalho
 (Relatar o significado do seu nome, a origem etc.)

Significado do meu nome




nº de pág.

Corpo do trabalho

Registros da minha história
(Questionário)




nº de pág.


Conclusão


Conclusão




nº de pág.

Anexos



Anexos





nº de pág.

Observação: 

Anexo -  Levantamento de material que você tem, seja ele qual for, que ilustre sua história escolar no período do seu processo de alfabetização: caderno (ou página de caderno com registros, atividades), folhinhas com trabalhos que você realizou, cartinhas, desenhos, avaliações, boletins, relatórios do (a) professor (a) etc.


Questionário sobre seu processo de alfabetização

1) Com que idade você iniciou sua vida escolar?
2) Você lembra quando começou o seu processo de alfabetização?
3) Com que idade você aprendeu a ler e a escrever? Quantos anos você tinha?
4) Quando você chegou na escola já sabia ler e escrever?Se responder que sim, relate como você aprendeu.
5) Quando iniciou o processo de alfabetização, você tinha curiosidade em aprender a ler e escrever? Qual a primeira palavra que você escreveu? Qual a primeira palavra que você leu?
6) Que memórias você tem da professora que alfabetizou você? (nome, relação dela com você e com a turma, atividades que ela passava etc.)
7) Você lembra como ela trabalhava? (Usava livro, usava material xerocado, apostila, contava histórias, utilizava jogos, utilizava revistas, trabalhava com rótulos, trabalhava só com figuras etc.)
8) Quais atividades você gostava mais? Quais você não gostava? 
9) Você classificaria seu processo de alfabetização em bom ou ruim? Justifique.
10) No cotidiano, você presenciava seus responsáveis e/ou familiares utilizarem a leitura e a escrita Quando?

11) Em casa ou na escola alguém lia histórias para você? Como era esse momento?
12) Você tinha liberdade de escolher os livros do seu interesse? Havia na escola algum incentivo à leitura? Havia algum projeto para leitura e escrita?
13) Após aprender a ler, você tinha curiosidade em ler as placas de ônibus, produtos do supermercado etc.?
14) Você tinha curiosidade para ler e escrever? Você aprendeu primeiro a ler ou a escrever?
15) Durante a alfabetização a professora usava que letra a cursiva ou bastão? Você confundia? Achava difícil escrever e identificar as letras, relacionar letras e sons?
16) Como era o ambiente da sala de aula no período da alfabetização? (Havia cantinhos, espaço para leitura, jogos, murais etc.)

17) Você acha que ler e escrever tem alguma importância? Justifique
18) Você gosta de ler e escrever? Justifique
19) Quais posturas e atividades a sua professora desenvolveu para trabalhar a leitura e a escrita que você considera como boas práticas? E quais você considera ruins a ponto de jamais adotá-las em sua prática docente?

Conclusão

Na conclusão você vai finalizar o trabalho:
Apontar como foi seu processo de alfabetização, dificuldades, conquistas, momentos marcantes. Se foi importante relembrar todo seu processo de alfabetização agora, enquanto estudante do Curso Normal, se pretende ser um(a) professor (a) alfabetizador(a) etc.

FIQUE ATENTO
NADA DE RASURAS

SIGA AS REGRAS ORTOGRÁFICAS E AS REGRAS GRAMATICAIS

FAÇA O TRABALHO COM CAPRICHO E APRESENTAÇÃO 

NÃO ESQUEÇA O TRABALHO EM CASA

SÓ O PROFESSOR RECEBERÁ SEU TRABALHO, NÃO SERÁ ACEITO TRABALHO ENTREGUE POR OUTRA PESSOA AO PROFESSOR

NÃO DEIXE FOLHAS SOLTAS

SEU NOME DEVERÁ ESTAR COMPLETO


VOCÊ É CAPAZ!!!!




terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

1º BIMESTRE - PROGRAMA

OBSERVAÇÃO

Inclusão no 1º Bimestre 

Um breve olhar sobre a BNCC - Base Nacional Comum Curricular. 

A BNCC é um documento normativo que regulamenta as aprendizagens que serão essenciais à formação dos alunos de todas as instituições escolares ( públicas e particulares) durante a Educação Básica. 

A BNCC em seu texto fornece diretrizes para a alfabetização dos alunos. Determina que o processo de alfabetização ocorra até o final do segundo ano do Ensino Fundamental, ou seja, os alunos deverão adquirir/ construir habilidades relacionadas à leitura e escrita.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

1º BIMESTRE - PROGRAMA

1º BIMESTRE HISTÓRIAS DE ALFABETIZAÇÃO: DAS PRÁTICAS COTIDIANAS ÀS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
Meses
Conteúdos
Competência a ser Desenvolvida
(Currículo Mínimo)
Procedimentos Didáticos
Recursos Didáticos
Nº aulas
Fev.










Mar.











Abr.
Alfabetização e letramento: os desafios contemporâneos.







História da alfabetização no Brasil  









Contexto atual da da alfabetização no país - PNAIC
Refletir sobre o sentido da escola e da alfabetização na contemporaneidade, redimensionando o papel social e caracterizando a sua função social;





Contextualizar políticas educacionais que se inscrevem no itinerário formativo de educandos e a história do fracasso escolar no Brasil, bem como as teorias que ancoram essa realidade social, presente no inventário dos itinerários formativos de apropriação da leitura e da escrita.



   As aulas presenciais, ministradas a partir de variadas dinâmicas de trabalho em grande grupo, exposições dialogadas, estudo e análise de textos, pesquisa em grupo e individual, análise de vídeos, apresentações individuais, produção escrita e oral etc.

Levantamento de História sobre a própria construção de escrita e leitura.                                                                              




Textos (Acadêmicos, reportagens, literários etc.)

 Datashow

Quadro branco