segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

1º BIMESTRE - PROGRAMA

1º BIMESTRE HISTÓRIAS DE ALFABETIZAÇÃO: DAS PRÁTICAS COTIDIANAS ÀS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
Meses
Conteúdos
Competência a ser Desenvolvida
(Currículo Mínimo)
Procedimentos Didáticos
Recursos Didáticos
Nº aulas
Fev.










Mar.











Abr.
Alfabetização e letramento: os desafios contemporâneos.







História da alfabetização no Brasil  









Contexto atual da da alfabetização no país - PNAIC
Refletir sobre o sentido da escola e da alfabetização na contemporaneidade, redimensionando o papel social e caracterizando a sua função social;





Contextualizar políticas educacionais que se inscrevem no itinerário formativo de educandos e a história do fracasso escolar no Brasil, bem como as teorias que ancoram essa realidade social, presente no inventário dos itinerários formativos de apropriação da leitura e da escrita.



   As aulas presenciais, ministradas a partir de variadas dinâmicas de trabalho em grande grupo, exposições dialogadas, estudo e análise de textos, pesquisa em grupo e individual, análise de vídeos, apresentações individuais, produção escrita e oral etc.

Levantamento de História sobre a própria construção de escrita e leitura.                                                                              




Textos (Acadêmicos, reportagens, literários etc.)

 Datashow

Quadro branco




Nenhum comentário: