1º
BIMESTRE HISTÓRIAS DE ALFABETIZAÇÃO: DAS PRÁTICAS COTIDIANAS ÀS POLÍTICAS
EDUCACIONAIS
|
|||||
Meses
|
Conteúdos
|
Competência a ser Desenvolvida
(Currículo Mínimo)
|
Procedimentos Didáticos
|
Recursos Didáticos
|
Nº
aulas
|
Fev.
Mar.
Abr.
|
Alfabetização
e letramento: os desafios contemporâneos.
História
da alfabetização no Brasil
Contexto
atual da da alfabetização no país - PNAIC
|
Refletir
sobre o sentido da escola e da alfabetização na contemporaneidade,
redimensionando o papel social e caracterizando a sua função social;
Contextualizar
políticas educacionais que se inscrevem no itinerário formativo de educandos
e a história do fracasso escolar no Brasil, bem como as teorias que ancoram
essa realidade social, presente no inventário dos itinerários formativos de
apropriação da leitura e da escrita.
|
As aulas
presenciais, ministradas a partir de variadas dinâmicas de trabalho em grande
grupo, exposições dialogadas, estudo e análise de textos, pesquisa em grupo e
individual, análise de vídeos, apresentações individuais, produção escrita e
oral etc.
Levantamento
de História sobre a própria construção de escrita e leitura.
|
Textos
(Acadêmicos, reportagens, literários etc.)
Datashow
Quadro
branco
|
|
blog cdpef 2ª série
segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020
1º BIMESTRE - PROGRAMA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário