HOJE, A NOSSA ATIVIDADE É UMA HISTÓRIA DE RUTH ROCHA: O MENINO QUE APRENDEU A VER. ISSO MESMO!
É UM MENINO QUE AINDA NÃO ESTAVA ALFABETIZADO, MAS QUE COMO TODOS OS MENINOS E MENINAS, DESDE QUE NASCEU, ESTAVA "MERGULHADO" EM UM MUNDO LETRADO, UM MUNDO COM PLACAS, CARTAZES, RÓTULOS... OU SEJA, UM MUNDO DE MENSAGENS, UM MUNDO DE IDEIAS, UM MUNDO DE PALAVRAS...
ASSISTA A HISTÓRIA, CONTADA POR CAROL LEVY E FAÇA UM RESUMO DO QUE VOCÊ COMPREENDEU, PROCURE SEGUIR ESSES ASPECTOS PARA AJUDAR NA ELABORAÇÃO DO SEU RESUMO:
O MENINO ERA CURIOSO - (IMPORTÂNCIA DA CURIOSIDADE PARA A APRENDIZAGEM/ AS CRIANÇAS PERGUNTAM MUITO/ A IMPORTÂNCIA DE DIALOGAR COM ELAS, INCENTIVAR A CURIOSIDADE).
O MENINO NÃO VIA (LIA) O QUE AS OUTRAS PESSOAS VIAM... POR QUAL MOTIVO? ( A DIFICULDADE INICIAL DA CRIANÇA AO TER CONTATO COM O REGISTRO ESCRITO, POR ISSO QUANDO ELA É LEVADA A PRESTAR A ATENÇÃO, QUANDO É INCENTIVADA, VAI AOS POUCOS, PERCEBENDO PISTAS E CRIANDO HIPÓTESES. EXEMPLO: - A LETRA DO NESCAU É A LETRA DO MEU NOME - NATAN)
O MENINO NO SEU DIA A DIA FOI DESCOBRINDO E "LENDO" O MUNDO ( AS EXPERIÊNCIAS DO DIA A DIA ENRIQUECEM ESSE "DESCOBRIR" DA ESCRITA E DA LEITURA)
O MENINO COMEÇA, AOS POUCOS, A VER COISAS QUE ATÉ ENTÃO NÃO TINHA PERCEBIDO ( O PROCESSO DE DESCOBRIR O QUE ESTÁ ESCRITO, COMPARANDO, RELACIONANDO ÀS INFORMAÇÕES QUE JÁ TINHA RECEBIDO NA ESCOLA).
O MENINO DESCOBRE QUE JÁ SABE VER... (COMO VOCÊ ENTENDE ESSE "VER"?)
REGISTRE SUAS DÚVIDAS.
FONTE Canal Carol Levy
Era uma vez um menino que não conseguia entender nada do que estava escrito nas placas, ônibus e cartazes? Isso o deixava muito atrapalhado. Até o bendito dia em que o menino foi à escola e tudo foi clareando à sua volta: ele começou a ver as coisas com outros olhos. Assista e descubra!
DEIXE SUAS PERGUNTAS NA PLATAFORMA. VAMOS CONVERSAR, REFLETIR E APRENDER!
VISITE O CANAL E ASSISTA O VÍDEO:
2 comentários:
O livro aborda a história de João, o menino que não conseguia “ver”.
Tudo começou quando João olhava em seu redor, porém, enxergava apenas símbolos e coisas completamente irreconhecíveis.
Tendo de pedir ajuda à sua mãe para ajudá-lo a compreender o que cada placa dizia, como a do ponto de ônibus, a banca de jornal, etc.
Um dia, já cansada de responder à todas as dúvidas frequentes de seu filho, a mãe de João resolveu levá-lo à escola.
E assim, João aos poucos foi aprendendo a identificar as letras do Alfabeto, conseguindo ler o que cada placa ao longo de seu caminho até a escola significava.
Antes, como não sabia reconhecer as letras e palavras, o menino cada vez mais confuso. Mas, após ser alfabetizado e letrado, ele conseguiu “ver” tudo o que antes não conseguia.
Com esta história pude perceber o quão complexa é a mente de uma criança em fase de alfabetização. Muitas vezes algo “extremamente fácil” para uns é tão complicado para outros.
Parabéns!
Postar um comentário