sexta-feira, 12 de junho de 2020

1º BIMESTRE - O QUE É LETRAMENTO?



Livro Alfabetização e Letramento
Magda Becker Soares
Antônio Augusto Gomes Batista
(Página 47 – 51)
O que é Letramento?
O conceito de letramento surgiu de uma ampliação progressiva do próprio conceito de alfabetização.
O Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa apresenta a seguinte definição estrita de alfabetização.
Ela é o “ato ou efeito de alfabetizar, de ensinar as primeiras letras”.
Assim, uma pessoa alfabetizada é entendida como aquela que domina as “primeiras letras”, que domina as habilidades básicas ou iniciais do ler e do escrever.
Ao longo do século XX, porém, esse conceito de alfabetização foi sendo progressivamente ampliado, em razão de necessidades sociais e políticas, a ponto de já não se considerar alfabetizado aquele que apenas domina o sistema de escrita e as capacidades básicas de leitura e escrita, mas aquele que sabe usar a linguagem escrita para exercer uma prática social em que essa modalidade da língua é necessária.
Essa ampliação do conceito de alfabetização se manifesta, por exemplo, nos Censos.
Leia o texto abaixo, de Magda Soares, sobre como os Censos foram progressivamente ampliando seu conceito de alfabetização:
A ressignificação do conceito de alfabetização nos Censos
... até os anos 40 do século passado, os questionários do Censo indagavam, simplesmente, se a pessoa sabia ler e escrever, servindo, como comprovação da resposta afirmativa ou negativa, a capacidade de assinatura do próprio nome.
A partir dos anos 50 e até o último Censo (2000), os questionários passaram a indagar se a pessoa era capaz de “ler e escrever um bilhete simples”, o que já evidencia uma ampliação do conceito de alfabetização: já não se considera alfabetizado aquele que apenas declara saber ler e escrever, genericamente, mas aquele que sabe usar a leitura e a escrita para exercer uma prática social em que
a escrita é necessária. Essa ampliação do conceito revela-se mais claramente em estudos censitários desenvolvidos a partir da última década, em que são definidos índices de alfabetizados funcionais (e a adoção dessa terminologia já indica um novo conceito que se acrescenta ao de alfabetizado, simplesmente), tomando como critério o nível de escolaridade atingido ou a conclusão de um determinado número de anos de estudo ou de uma determinada série (em geral, a quarta do ensino fundamental), o que traz, implícita, a ideia de que o acesso ao mundo da escrita exige habilidades para além do apenas aprender a ler e a escrever. Ou seja: a definição de índices de alfabetismo funcional utilizando-se, como critério, anos de escolaridade, evidencia o reconhecimento dos limites de uma avaliação censitária baseada apenas no conceito de alfabetização como “saber ler e escrever” ou “saber ler um bilhete simples”, e a emergência de um novo conceito, que incorpora habilidades de uso da leitura e da escrita desenvolvidas durante alguns anos de escolarização.
(Soares, M. Alfabetização: a ressignificação do conceito. Alfabetização e Cidadania. Revista de Educação de Jovens e Adultos. RaaB, n. 16, julho 2003, p.10-11.)
Na imprensa e em muitas pesquisas, a expressão alfabetismo funcional é usada como sinônimo da palavra letramento.
ATIVIDADE - leia
a) De acordo com o Censo de 2000, cerca de 14% da população brasileira com 15 anos ou mais é analfabeta. De acordo com o mesmo Censo, cerca de 25% da população com a mesma faixa etária seria analfabeta funcional. Com base no texto acima, responda:
1 - O que é que, segundo dados coletados em 2000, 14% da população brasileira jovem e adulta não sabia?
R: 14% da população não dominavam o sistema de escrita; 25% dominavam o sistema de escrita, mas não faziam uso desse conhecimento em práticas sociais de leitura e escrita (não eram letrados).
2 - O que é que, segundo dados coletados em 2000, 25% da população brasileira jovem e adulta não sabia? Utilizar a escrita e a leitura nas situações do cotidiano, enquanto ferramentas sociais. Ou seja, utilizá-las em uma dimensão de suas funções sociais.

b) Uma pesquisa realizada bienalmente – o INAF – apreendeu, em 2001, os seguintes indicadores de alfabetismo da população brasileira entre 15 e 65 anos, por meio de um teste de habilidades de leitura:
O INAF - Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional - é uma pesquisa desenvolvida pelo Instituto Paulo Montenegro e por Ação Educativa. É feito por amostragem e se baseia na aplicação de um teste de capacidades de leitura e de um questionário sobre as práticas de escrita e leitura da população. O termo alfabetismo, utilizado no INAF, é sinônimo de letramento.
TABELA: Classificação da população segunda a condição de alfabetismo
Analfabetismo 9%
Alfabetismo – nível 1 31%
Alfabetismo – nível 2 34%
Alfabetismo – nível 3 25%
Veja como são descritos os níveis 1 e 3 de alfabetismo (letramento):
Nível 1: “As pessoas que acertaram de 3 a 9 itens do teste foram classificadas no nível 1 de alfabetismo (...). Esse grupo acerta com frequência os itens mais simples, consegue localizar informações explícitas em textos muito curtos (...). Consegue também ler títulos bem destacados e, quanto à localização de informações, o reconhecimento de números é um elemento facilitador. Questões mais complexas tiveram porcentual muito mais baixo de acerto nesse grupo (...).
O teste aplicado pelo INAF compunha-se de 20 tarefas em diferentes níveis de complexidade.
Nível 3: “Foram classificadas no nível 3 de alfabetismo as pessoas que acertaram de 16 a 20 itens do teste. Essas pessoas demonstraram a capacidade de ler textos mais longos, podendo orientar-se pelos subtítulos, podem localizar nos textos várias informações de acordo com as condições estabelecidas, conseguem estabelecer relações entre as partes do texto, comparar dois textos, realizar inferências e sínteses.”
(RIBEIRO, Vera Masagão et al. Letramento no Brasil: alguns resultados do Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional. Educação e Sociedade, v. 23, n. 81, p.49-70, dez. 2002).

Compare os dois níveis de letramento – o mais baixo e o mais alto – e responda:
A) O que significa ter um nível de letramento alto? B) O que significa ter um nível de letramento baixo?

R: São muito restritas as capacidades e conhecimentos envolvidos no nível 1 de alfabetismo, a ponto de caracterizarem, antes, uma condição de analfabetismo funcional; embora o número de analfabetos tenha se mostrado menor no Inaf, é provável que o grau alfabetismo 1 inclua uma parte dos analfabetos do Censo, uma vez que, conceitualmente, esse nível se confunde com o analfabetismo funcional. Deve-se atentar para o fato de que boa parte dos indivíduos situados no nível 1 de alfabetismo, passaram pela escola (89% deles) e mais da metade (53%) estudaram de quatro a sete anos no ensino fundamental, o que significa que a escola não foi capaz de alfabetizá-los funcionalmente. Além disso, vale a pena ressaltar que o nível mais baixo de alfabetismo se concentra nas classes D e E, o que mostra que tende a atingir as populações mais pobres; o analfabetismo e o analfabetismo funcional, portanto, fazem parte do fenômeno mais geral da desigualdade social no País.

Das atividades anteriores, você pode concluir que, hoje, a alfabetização – o saber codificar e decodificar, o domínio das “primeiras letras”, segundo a definição do dicionário Houaiss – não é mais suficiente. A sociedade atual, extremamente grafocêntrica, isto é, centrada na escrita, exige também o saber utilizar a linguagem escrita nas situações em que esta é necessária, lendo e produzindo textos com competência.
É para essa nova dimensão da entrada no mundo da escrita que se cunhou uma nova palavra, letramento. O conceito designa, então, o conjunto de conhecimentos, atitudes e capacidades envolvidos no uso da língua em práticas sociais e necessários para uma participação ativa e competente na cultura escrita.
Assim, para corresponder adequadamente às características e demandas da sociedade atual, é necessário que as pessoas sejam alfabetizadas e letradas; no entanto, há alfabetizados não letrados e também é possível haver analfabetos com um certo nível de letramento. Para compreender melhor essa relação entre alfabetização e letramento, leia o texto abaixo:
Um adulto pode ser analfabeto e letrado: não sabe ler nem escrever, mas usa a escrita: pede a alguém que escreva por ele, dita uma carta, por exemplo (e é interessante que, quando dita, usa as convenções e estruturas linguísticas próprias da linguagem escrita, evidenciando que conhece as peculiaridades da linguagem escrita) – não sabe escrever, mas conhece as funções da escrita, usa-as, lançando mão de um “instrumento” que é o alfabetizado (que funciona como uma máquina de escrever...); pede a alguém que leia para ele a carta que recebeu, ou uma notícia de jornal, ou uma placa na rua, ou a indicação do roteiro de um ônibus – não sabe ler, mas conhece as funções da escrita, e usa-a, lançando mão do alfabetizado. É analfabeto, mas é, de certa forma, letrado, ou tem um certo nível de letramento.
Uma criança pode ainda não ser alfabetizada, mas ser letrada: uma criança que vive num contexto de letramento, que convive com livros, que ouve histórias lidas por adultos, que vê adultos lendo e escrevendo, cultiva e exerce práticas de leitura e de escrita: toma o livro e finge que está lendo (e aqui de novo é interessante observar que, quando finge ler, usa as convenções e estruturas linguísticas próprias da narrativa escrita), toma papel e lápis e “escreve” uma carta, uma história. Ainda não aprendeu a ler e escrever, mas é, de certa forma, letrada, tem já um certo nível de letramento.
Uma pessoa pode ser alfabetizada e não ser letrada: sabe ler e escrever, mas não cultiva nem exerce práticas de leitura e de escrita, não lê livros, jornais, revistas, ou não é capaz de interpretar um texto lido; tem dificuldades para escrever uma carta, até um telegrama – é alfabetizada, mas não letrada.



Vamos completar:

a)      Saber ler e escrever na década de 40 significa saber ler e escrever ________________________________
b)      Saber ler e escrever a partir da década de 50 significava ser capaz de ler e escrever ___________________.
c)      É uma prática social da escrita e da leitura _______________________e____________________________
d)      O Analfabeto é aquele que não se apropriou do ________________ linguístico. Não saber ler e escrever.
e)      O Nosso sistema de escrita se chama Sistema de Escrita ________________.
f)       O alfabetizado funcional é aquele que consegue ______________ a escrita e a leitura em situações do dia a dia, pois sabe além do ler e escrever, visto que, desenvolveu habilidades para o uso da leitura e da escrita.
g)      Letramento é o __________________ de habilidades, conhecimentos, atitudes e capacidades envolvidos no uso da língua em práticas sociais e necessários para uma participação ativa e competente na cultura escrita.

( um bilhete/ utilizar/ escrever uma carta, ler um livro/ Alfabética/ conjunto/ o nome/ código)

2 comentários:

Unknown disse...

O nome
Um bilhete
Ler um livro / Escrever uma carta
Código
Alfabética
Utilizar
Conjunto

Professora Maris Figueiredo disse...

MUITO BEM!
DEIXE SEU NOME PARA QUE EU POSSA REGISTRAR SUA PARTICIPAÇÃO NAS PLANILHAS!