quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

1º BIMESTRE - 1º TRABALHO MINHA TRAJETÓRIA DE LEITURA E ESCRITA DO MUNDO

1º TRABALHO (5,0)




ORIENTAÇÃO PARA O TRABALHO
CAPA E ORGANIZAÇÃO

Capa


Governo do Estado do Rio de Janeiro
Secretaria de Estado de Educação
Instituto de Educação Carmela Dutra
Disciplina Processo de alfabetização e letramento  
Professor (a) ______________________




(Meio da folha)
Minha Trajetória de Leitura e Escrita do Mundo





(Parte inferior)
Aluno (a) ______nome completo______________ 
nº ______   Turma:________

2020
 1º bimestre



 sumário

SUMÁRIO    
 Introdução                                            (pág. x)
Autorretrato                                          (pág  x)
Meu Nome                                            (pág. x)
        História do meu nome                  (pág. x)
        Significado do meu nome             (pág. x)

Registros da minha história                 (pág. x)
      Questionário                                    (pág. x)

Conclusão                                               (pág x)
Anexos                                                    (pág x)


 Introdução

INTRODUÇÃO





(parágrafo)Esse trabalho é um breve relato das minhas memórias sobre o meu processo de alfabetização que ocorreu no período de __________, na Escola ______________________ com a (s) Professora (s) ________________________________





nº de pág


 Corpo do trabalho


Autorretrato





nº de pág.


  Corpo do trabalho
 (fazer uma arte com o nome)

Meu nome
O que é? O que é?
Que é meu, mas meus amigos usam mais que eu?





nº de pág.

  Corpo do trabalho

 (Relatar a história do seu nome. Entreviste seus familiares e escreva sua história: Quem escolheu seu nome, o motivo da escolha etc.)

História do meu nome




nº de pág.

 Corpo do trabalho
 (Relatar o significado do seu nome, a origem etc.)

Significado do meu nome




nº de pág.

Corpo do trabalho

Registros da minha história
(Questionário)




nº de pág.


Conclusão


Conclusão




nº de pág.

Anexos



Anexos





nº de pág.

Observação: 

Anexo -  Levantamento de material que você tem, seja ele qual for, que ilustre sua história escolar no período do seu processo de alfabetização: caderno (ou página de caderno com registros, atividades), folhinhas com trabalhos que você realizou, cartinhas, desenhos, avaliações, boletins, relatórios do (a) professor (a) etc.


Questionário sobre seu processo de alfabetização

1) Com que idade você iniciou sua vida escolar?
2) Você lembra quando começou o seu processo de alfabetização?
3) Com que idade você aprendeu a ler e a escrever? Quantos anos você tinha?
4) Quando você chegou na escola já sabia ler e escrever?Se responder que sim, relate como você aprendeu.
5) Quando iniciou o processo de alfabetização, você tinha curiosidade em aprender a ler e escrever? Qual a primeira palavra que você escreveu? Qual a primeira palavra que você leu?
6) Que memórias você tem da professora que alfabetizou você? (nome, relação dela com você e com a turma, atividades que ela passava etc.)
7) Você lembra como ela trabalhava? (Usava livro, usava material xerocado, apostila, contava histórias, utilizava jogos, utilizava revistas, trabalhava com rótulos, trabalhava só com figuras etc.)
8) Quais atividades você gostava mais? Quais você não gostava? 
9) Você classificaria seu processo de alfabetização em bom ou ruim? Justifique.
10) No cotidiano, você presenciava seus responsáveis e/ou familiares utilizarem a leitura e a escrita Quando?

11) Em casa ou na escola alguém lia histórias para você? Como era esse momento?
12) Você tinha liberdade de escolher os livros do seu interesse? Havia na escola algum incentivo à leitura? Havia algum projeto para leitura e escrita?
13) Após aprender a ler, você tinha curiosidade em ler as placas de ônibus, produtos do supermercado etc.?
14) Você tinha curiosidade para ler e escrever? Você aprendeu primeiro a ler ou a escrever?
15) Durante a alfabetização a professora usava que letra a cursiva ou bastão? Você confundia? Achava difícil escrever e identificar as letras, relacionar letras e sons?
16) Como era o ambiente da sala de aula no período da alfabetização? (Havia cantinhos, espaço para leitura, jogos, murais etc.)

17) Você acha que ler e escrever tem alguma importância? Justifique
18) Você gosta de ler e escrever? Justifique
19) Quais posturas e atividades a sua professora desenvolveu para trabalhar a leitura e a escrita que você considera como boas práticas? E quais você considera ruins a ponto de jamais adotá-las em sua prática docente?

Conclusão

Na conclusão você vai finalizar o trabalho:
Apontar como foi seu processo de alfabetização, dificuldades, conquistas, momentos marcantes. Se foi importante relembrar todo seu processo de alfabetização agora, enquanto estudante do Curso Normal, se pretende ser um(a) professor (a) alfabetizador(a) etc.

FIQUE ATENTO
NADA DE RASURAS

SIGA AS REGRAS ORTOGRÁFICAS E AS REGRAS GRAMATICAIS

FAÇA O TRABALHO COM CAPRICHO E APRESENTAÇÃO 

NÃO ESQUEÇA O TRABALHO EM CASA

SÓ O PROFESSOR RECEBERÁ SEU TRABALHO, NÃO SERÁ ACEITO TRABALHO ENTREGUE POR OUTRA PESSOA AO PROFESSOR

NÃO DEIXE FOLHAS SOLTAS

SEU NOME DEVERÁ ESTAR COMPLETO


VOCÊ É CAPAZ!!!!




3 comentários:

ana disse...

pode ser impresso?

Unknown disse...

Pode ser impresso né?

Unknown disse...

Peofessora, boa tarde esqueci oq é para fazer no registro da minha história 🤔🤔🤔🤔