terça-feira, 8 de setembro de 2020

2º BIMESTRE - LEITURA COMO PROCESSO - LETRAMENTO DOS ALUNOS - DIVERSIDADES DE TEXTOS, PLATAFORMA 7 A 11 DE SETEMBRO


TRECHO DO LIVRINHO LEITURA COMO PROCESSO de DELAINE CAFIEIRO

 CONTRIBUINDO PARA O DESENVOLVIMENTO DO GRAU DE LETRAMENTO DOS ALUNOS E ALUNAS NAS ATIVIDADES DE LEITURA


É preciso que  a escola contribua efetivamente para aumentar o grau de letramento de seus alunos. Isto é, para torná-los cada vez mais capazes de usar a leitura e a escrita em suas práticas sociais e não somente em tarefas escolares. Não basta apenas se apropriar da tecnologia da escrita, ou estar alfabetizado. É preciso possuir, entre outras, habilidades de ler, compreender e usar textos presentes no nosso dia-a-dia, como notícias, editoriais, reportagens, poemas, artigos, contas de telefone, água e luz, bilhetes, cartas, e-mails, tabelas, quadros de horários, mapas etc.
Possuem também um grau elevado de letramento aqueles que tomam a leitura/escrita para passar o tempo, para descansar e relaxar, que fazem uso dela em seus momentos de lazer. É possível concluir, então, que o sujeito que domina a leitura e a escrita amplia as suas possibilidades de participação social e de efetivo exercício da cidadania por fazer uso consciente e competente da linguagem.
 
 TEXTO DO BLOG:

Por isso é importante trabalhar com diversos gêneros e suportes com as crianças!

SUPORTES: livro, jornal, revista, quadro, folder, faixa, outdoor, telefone, encarte, embalagem, roupa, corpo humano, muro, fachadas, calçadas, janelas traseiras de ônibus etc.

Alguns desses suportes são incidentais.Exemplo: calçadas, embalagens, corpo, roupa etc.(São suportes ocasionais ou eventuais)

Os convencionais foram elaborados para a função de portarem ou fixarem os textos.

GÊNEROS: contos, romances, crônica, laudo médico, editorial, relatório, diário,entrevista, lenda, e-mail,  receitas, bilhetes, cartas, bulas, mapas, avisos, reportagem, artigo, fábulas, manual ETC.

IH, MAS VOCÊ ESQUECEU O QUE É GÊNERO TEXTUAL? VEJAM COMO OS CONTEÚDOS DAS DIVERSAS DISCIPLINAS CONVERSAM, SÃO IMPORTANTES! E NÃO ESTAMOS NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA E NEM DE LITERATURA!



 AS TIPOLOGIAS SÃO GRANDES GRUPOS: NARRAÇÃO, DESCRIÇÃO, DISSERTAÇÃO, EXPOSIÇÃO, INJUNÇÃO (CADA UM TEM UMA FUNCIONALIDADE)

OS GÊNEROS PERTENCEM A ESSES GRANDES TIPOS, A ESSES GRUPOS.

PRA QUE SABER ISSO? PRA ENTENDER AS FINALIDADES SOCIAIS. EXEMPLO:

QUEM QUER MANDAR UMA POSTAGEM PRA ALGUÉM NO INSTAGRAM, QUER CARREGAR UMA FOTO E NÃO SABE, PRECISA PROCURAR UM TUTORIAL NO YOUTUBE, POR EXEMPLO, OU SEJA, VAI BUSCAR UMA INSTRUÇÃO, UM PASSO A PASSO...

 ATIVIDADE

1 - É POSSÍVEL LER ESTA IMAGEM?

2 - SE VOCÊ ACHA QUE É POSSÍVEL, FAÇA SUA LEITURA.


 





LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL
Através da linguagem nos comunicamos. Trocamos ideias, pensamentos, informamos... Utilizamos a linguagem verbal e não verbal para nos comunicarmos.
 
A linguagem verbal apresenta o uso das palavras através da escrita ou da fala para nos comunicarmos.
A linguagem não verbal apresenta o uso de símbolos, gestos, imagens... outros signos não verbais. Placas, desenhos, dança, sons etc.

Se vemos um sinal vermelho e estamos na calçada, esperando o momento para atravessar com segurança? Atravessamos. Ninguém falou, nem escreveu... Para que pudéssemos ser comunicados do fato. O sinal que já conhecemos nos comunicou a mensagem.


A LEITURA PARA AS CRIANÇAS

Além de ler para as crianças, também é importante incentivar que elas realizem o hábito de ler através das diversas possibilidades do dia a dia. dos diversos "sinais" que comunicam, informam...

A janelinha do tempo da sala do EI é um meio de comunicar através de imagens: SOL, CHUVA, NUVENS... como está o tempo.
 
A chamadinha com fotos dos colegas presentes, permite identificar, realizar a leitura, a partir das fotos, de quem veio e quem falou. 

Os livrinhos de história, mesmo com texto escrito, apresenta figuras, ilustrações que permitem às crianças realizarem leituras.

O calendário na sala de aula, permite a criança, ao marcar um x diariamente, perceber quantos dias se passaram. Ao marcar os eventos no calendário grandão, com imagens, figuras determinadas junto com a turma para isso, ajuda essa leitura.

O quadro de rotina da semana, ou rotina do dia onde cada imagem representa um momento. A criança relaciona o símbolo à atividade que será vivenciada: hora do lanche, da higiene, da pintura... Mas isso, quando o professor utiliza na sala... Organiza com a turma.

As placas das salas, o nome da escola, a marca da roupa, o número no calçado... Tudo comunica algo e promove a leitura...







Nenhum comentário: