LEITURA COMO PROCESSO
Habilidade significa saber fazer; e ser competente, ou ter competência, significa
saber utilizar um conjunto de habilidades em função de um determinado objetivo, para
resolver um dado problema (PERRENOUD: 2000). Além de habilidades específicas, o
bom leitor desenvolve também atitudes e valores em relação à leitura que possibilitam
a ele tirar maior proveito de sua interação com os textos escritos.
EXEMPLOS:
Procurar um anúncio de emprego no jornal.(Preciso saber manusear um jornal, saber como ele é organizado, onde ficam os anúncios de emprego, buscar os anúncios que oferecem melhores oportunidades ou os que certamente se adequam a minha formação etc.)
O QUE CARACTERIZA UM BOM LEITOR:
HABILIDADES DE LEITURA
ATITUDES
VALORES
Habilidades que são desenvolvidas no
processo de alfabetização especificamente, com a apropriação do código escrito:
HABILIDADES DE DECODIFICAÇÃO
As habilidades de decodificação se relacionam à fase inicial da aprendizagem da leitura
e são adquiridas à medida que o leitor se alfabetiza. Aqui são relacionadas algumas
habilidades que podem servir de parâmetros para observação de como os leitores vão
se apropriando da leitura desde o início de seu processo:
Diferenciar letras de outros sinais gráficos como, por exemplo, distinguir números e sinais de pontuação;
Identificar letras do alfabeto;
Relacionar letras do alfabeto aos sons de início, meio e fim de palavras;
Relacionar a palavra à figura;
Comparar palavras e perceber semelhanças e diferenças sonoras entre elas;
Identificar palavras e frases novas a partir de pistas como a primeira letra;
Reconhecer textos pelo seu formato gráfico;
Identificar, ao ouvir uma palavra, o número de sílabas que ela tem;
Identificar palavra composta por sílabas canônicas, do tipo consoante-vogal (ex.: bala);
Identificar palavras compostas por sílabas não-canônicas, como em GRUTA, QUEIJO, ELEFANTE;
Distinguir diferentes tipos de letras (a cursiva, a de fôrma, etc.);
Ler palavras em voz alta;
Ler em voz alta uma sentença;
Ler fluentemente com entonação, boa pronúncia, ritmo adequado.
A) EXEMPLO DE ATIVIDADE PARA A CRIANÇA DESENVOLVER A HABILIDADE DE LER DA DIREITA PARA A ESQUERDA:
CONTAR HISTÓRIAS COM GRAVURAS E COLOCÁ-LAS EM EXPOSIÇÃO A MEDIDA QUE SE CONTA A HISTÓRIA
PEDIR QUE COLOQUEM AS GRAVURAS DE UMA HISTÓRIA EM SEQUÊNCIA
B) EXEMPLO DE ATIVIDADE PARA A CRIANÇA DESENVOLVER A HABILIDADE DE IDENTIFICAR LETRAS IGUAIS:
FORCA
Nenhum comentário:
Postar um comentário