quarta-feira, 23 de setembro de 2020

2º BIMESTRE - LEITURA COMO PROCESSO

FONTE http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2004%20Leitura_como_processo.pdf

LEITURA COMO PROCESSO

Habilidade significa saber fazer; e ser competente, ou ter competência, significa saber utilizar um conjunto de habilidades em função de um determinado objetivo, para resolver um dado problema (PERRENOUD: 2000). Além de habilidades específicas, o bom leitor desenvolve também atitudes e valores em relação à leitura que possibilitam a ele tirar maior proveito de sua interação com os textos escritos.
EXEMPLOS:
Procurar um anúncio de emprego no jornal.(Preciso saber manusear um jornal, saber como ele é organizado, onde ficam os anúncios de emprego, buscar os anúncios que oferecem melhores oportunidades ou os que certamente se adequam a minha formação etc.)


O QUE CARACTERIZA UM BOM LEITOR:
HABILIDADES DE LEITURA
ATITUDES
VALORES


Habilidades que são desenvolvidas no processo de alfabetização especificamente, com a apropriação do código escrito:

 HABILIDADES DE DECODIFICAÇÃO 
As habilidades de decodificação se relacionam à fase inicial da aprendizagem da leitura e são adquiridas à medida que o leitor se alfabetiza. Aqui são relacionadas algumas habilidades que podem servir de parâmetros para observação de como os leitores vão se apropriando da leitura desde o início de seu processo:

Conhecer a direção da escrita, saber que em nossa cultura escrevemos da esquerda para a direita;

Diferenciar letras de outros sinais gráficos como, por exemplo, distinguir números e sinais de pontuação;

Identificar letras do alfabeto;

Relacionar letras do alfabeto aos sons de início, meio e fim de palavras;

Relacionar a palavra à figura;

Comparar palavras e perceber semelhanças e diferenças sonoras entre elas;

 Identificar palavras e frases novas a partir de pistas como a primeira letra;

 Reconhecer textos pelo seu formato gráfico;

Identificar, ao ouvir uma palavra, o número de sílabas que ela tem;

Identificar palavra composta por sílabas canônicas, do tipo consoante-vogal (ex.: bala);

 Identificar palavras compostas por sílabas não-canônicas, como em GRUTA, QUEIJO, ELEFANTE;

 Distinguir diferentes tipos de letras (a cursiva, a de fôrma, etc.);

Ler palavras em voz alta;

 Ler em voz alta uma sentença;

Ler fluentemente com entonação, boa pronúncia, ritmo adequado.

A) EXEMPLO DE ATIVIDADE PARA A CRIANÇA DESENVOLVER A HABILIDADE DE LER DA DIREITA PARA A ESQUERDA:

CONTAR HISTÓRIAS COM GRAVURAS E COLOCÁ-LAS EM EXPOSIÇÃO A MEDIDA QUE SE CONTA A HISTÓRIA

PEDIR QUE COLOQUEM AS GRAVURAS DE UMA HISTÓRIA EM SEQUÊNCIA

B) EXEMPLO DE ATIVIDADE PARA A CRIANÇA DESENVOLVER A HABILIDADE DE IDENTIFICAR LETRAS IGUAIS:

FORCA




Nenhum comentário: