quarta-feira, 23 de setembro de 2020

2º BIMESTRE - LEITURA COMO PROCESSO


FONTE http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2004%20Leitura_como_processo.pdf


LEITURA COMO PROCESSO
 HABILIDADES DE LETRAMENTO

O leitor competente (pode ser chamado também de proficiente) é aquele que possui um conjunto de habilidades e sabe usar essas habilidades na leitura dos diversos gêneros que circulam na sociedade. Cada gênero exige habilidades diferentes. Isso significa que não se lê da mesma forma uma notícia de jornal e um romance em um livro.

O bom leitor define seus objetivos de leitura. A clareza no objetivo de leitura possibilita usar estratégias adequadas para atingir suas metas. Em nosso cotidiano, os objetivos que nos levam a ler são variados. Lemos, entre outros motivos, para:

buscar uma informação específica (na lista de telefones, no dicionário, ao procurarmos o resultado de um jogo no jornal ou o resultado da loteria);

obter informações a respeito dos fatos ocorridos no mundo (nas notícias de jornal, nas reportagens das revistas);

seguir instruções (na montagem de um aparelho; para usar uma câmara de fotografia; para ir de um lugar ao outro, quando nos orientamos pelos mapas);

ficar atualizado;

formar opinião sobre determinado assunto (ao ler artigos de jornais e revistas, resenhas de livros, de peças de teatro ou de filme);

ETC.

comentário do blogger

A LEITURA NA ESCOLA NÃO PODE SER UMA ATIVIDADE SEM OBJETIVO OU MELHOR DIZENDO, UM ÚNICO OBJETIVO E SEM ENVOLVIMENTO. 
PARECE QUE ELE, ALUNO, LÊ PARA ATENDER AO PROFESSOR E NÃO, AOS SEUS QUESTIONAMENTOS, BUSCAS, CURIOSIDADES... É CLARO QUE LER NA ESCOLA É TAMBÉM UMA ATIVIDADE DIDÁTICA E A ESCOLA PRECISA ENSINAR A LER. NO ENTANTO, PODEMOS VIVER UMA SITUAÇÃO REAL DE LEITURA NO ESPAÇO ESCOLAR:

EXEMPLO:
CONVIDAR A FAMÍLIA PARA UM EVENTO NA ESCOLA - CHAMAR UM FAMILIAR PARA CONTAR UMA HISTÓRIA.
ELABORAR UM CARTAZ COLETIVO ONDE O PROFESSOR É ESCRIBA, APÓS A ELABORAÇÃO DO CARTAZ, LER PARA TODOS (TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO) COM O OBJETIVO DE VERIFICAR SE FALTA ALGUMA INFORMAÇÃO, SE FICOU CONVIDATIVO, ALEGRE... O CARTAZ PODE TER ALÉM DO TEXTO ESCRITO ( TEXTO VERBAL), TER IMAGENS, SÍMBOLOS... QUE O TORNE ATRATIVO! ATRAVÉS DO CARTAZ, CONVIDAR UM FAMILIAR PARA APRENDER A CONFECCIONAR MASSINHA COM A TURMA ( NESTE CASO, VOCÊ JÁ DEVE TER TRABALHADO A RECEITA DE MASSINHA COM O GRUPO ANTERIORMENTE).

Nenhum comentário: