quarta-feira, 23 de setembro de 2020

2º BIMESTRE - LEITURA COMO PROCESSO TEXTO VII


FONTE http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2004%20Leitura_como_processo.pdf


LEITURA COMO PROCESSO
 HABILIDADES DE LETRAMENTO (CONTINUAÇÃO)



* Outras habilidades que o leitor desenvolve relacionam-se ao uso de estratégias que contribuem para ler melhor, como:


Fazer previsões a partir do título, do assunto do texto, do gênero, do suporte;

Levantar hipóteses de como o texto continua a partir de informações do início dele;

Ler as imagens que acompanham os textos (como mapas, tabelas, gravuras, desenhos e fotos);

 Inferir informações a partir da integração da linguagem verbal e não-verbal (na leitura de tirinhas e quadrinhos, por exemplo).

Confirmar suposições a partir de elementos do texto;

Identificar fonte do texto;

 Consultar o dicionário e localizar o significado de uma palavra;

Inferir significado de palavras a partir do contexto;

Seguir instruções


* Há habilidades que têm a ver com o processamento da coerência do texto e das relações marcadas pelos recursos coesivos.(coerência - unidade lógica, coerência de um pensamento)


Localizar uma informação explícita – aquelas que decorrem de perguntas: o quê? Onde? Quando? Com quem?; 

 Inferir informações em diferentes gêneros; (inferir concluir, deduzir)

Estabelecer relação entre elementos de referenciação, isto é, dos elementos que contribuem para que o leitor saiba sobre o que o texto está falando. Esses elementos estabelecem a continuidade no texto, apresentando e fazendo retomadas que possibilitam sua progressão (os pronomes, as expressões nominais, os artigos, os advérbios);

Estabelecer relações lógico-discursivas (tempo, lugar, oposição, adição, causa e conseqüência);

Etc.

*  Habilidades que decorrem das implicações do gênero na compreensão. Vão sendo desenvolvidas pelo leitor ao longo de suas experiências com a diversidade de textos que circulam em nossa sociedade. 

Identificar gênero (se é uma notícia ou reportagem, artigo ou resenha); 

Identificar diferentes funções ou finalidade dos gêneros textuais (para que serve o texto: informar, convencer, divertir); 

Identificar suportes originais de diferentes textos (jornais, revistas, folhetos, outdoors).

* Habilidades permitem que o leitor possa perceber os efeitos de sentido que o texto provoca: 

Identificar o efeito de sentido provocado pela seleção de palavras e outros recursos da língua (reveja, por exemplo, o texto Trem de Ferro e veja como os recursos linguísticos foram usados para levar o leitor a determinados efeitos; 

Identificar o efeito de sentido do uso dos sinais de pontuação; 

Identificar o efeito de sentido decorrente do uso de rimas, repetições, metáforas, metonímias;

Etc.

 * Habilidade de construir uma representação global do texto, juntando as informações disponíveis, é capaz de: 

Identificar o assunto principal do texto; 

Dar um título adequado; 

Relacionar textos de mesmo tema; 

Estabelecer relações de intertextualidade, isto é, saber quando um texto remete a outro, quando faz citação, paráfrase, paródia; 

Fazer resumos; 

Recontar o que leu, fazendo paráfrases.


* Habilidade fundamental que é a de monitorar sua própria leitura, avaliando o que leu, a fim de verificar se os sentidos produzidos são coerentes e se sua leitura se sustenta pelo todo do texto. Ao fazer isso, ele precisa, conscientemente: 

Focalizar informações relevantes ao contexto e desprezar as que não forem pertinentes; 

Lidar com as hipóteses que formula na leitura, buscando no texto formas de comprová-las;

Etc.


 *Paralelamente a todas essas habilidades, o leitor competente desenvolve valores e atitudes que o diferenciam de outros leitores com pouca familiaridade com o texto escrito: 

Gostar de ler livros diversos; 

Frequentar biblioteca, livrarias, teatro; 

Valorizar a leitura como fonte de fruição estética e entretenimento; 

Cuidar dos livros e demais materiais escritos; 

Ter atitude crítica diante de textos persuasivos; 

Ler jornais e revistas sistematicamente.

Nenhum comentário: