quarta-feira, 2 de setembro de 2020

2º BIMESTRE - PLATAFORMA 31 DE AGOSTO A 04 DE SETEMBRO - LEITURA COMO PROCESSO O QUE É HABILIDADE? O QUE É COMPETÊNCIA?


FONTE LEITURA COMO PROCESSO
DE Delaine Cafiero 

PLATAFORMA DE 31 DE AGOSTO A 04 DE SETEMBRO

CONTINUAÇÃO DA AULA ANTERIOR

ESSE ASSUNTO ESTÁ PRESENTE NO VÍDEO QUE ESTUDAMOS SEMANA PASSADA. LEIA AGORA TRECHO DO LIVRINHO LEITURA EM PROCESSO DE DELAINE CAFIERO QUE SEGUE.

ATIVIDADE:
APÓS A LEITURA, DIFERENCIE HABILIDADE DE COMPETÊNCIA. RESPONDA DIRETO NA PLATAFORMA.



Segundo o material de Delaine Cafieiro, em Leitura como processo, quando compreendemos a leitura dessa forma (leitura é uma atividade ou um processo cognitivo de construção de sentidos realizado por sujeitos sociais inseridos num tempo histórico, numa dada cultura. Entender a leitura como processo de construção de sentidos significa dizer que quando alguém lê um texto não está apenas realizando uma tradução literal daquilo que o autor do texto quer significar, mas que está produzindo sentidos, em um contexto concreto de comunicação, a partir do material escrito que o autor fornece), entendemos que o sentido não é uma propriedade do texto, não se encontra pronto em sua superfície, depende da ação de quem o processa. Então, quando um aluno lê e afirma: não entendi nada, não adianta o professor dizer: leia de novo que as informações estão aí. O aluno pode ter decodificado e saber exatamente que palavras e frases estão lá, mas, se não conseguir estabelecer relações entre o que decodificou e seus conhecimentos anteriores, ele não compreenderá. É preciso, então, que o professor forneça a ele uma base de conhecimentos para que ele processe o texto coerentemente. Isto é, que junte as instruções do texto de modo a encontrar sentidos possíveis de serem construídos a partir das relações estabelecidas entre os elementos (palavras, expressões, frases), organizados no próprio texto e informações que já fazem parte de seus conhecimentos. Disso se deduz que dois pontos são importantes na compreensão: o primeiro diz respeito ao texto escrito e ao modo como ele se organiza, como é estruturado, como funciona socialmente; o segundo tem a ver com o leitor, seus conhecimentos, as operações mentais que realiza para compreender e as condições em que ele vai ler o texto. 


Leitura é processo cognitivo, social, histórico e cultural de construção de sentidos. A Compreensão é a produção de sentido, de coerência, de lógica ou nexo realizado pelo leitor a partir da organização e do funcionamento social dos textos. Nesse processo, o texto escrito é objeto que busca gerar uma resposta ou um efeito de sentido no leitor. Possui organização linguística, organização da estrutura dos enunciados, ou frases, faz parte de um funcionamento social e é processado por um leitor que, para compreender, realiza ações como percepção, memorização, análise, síntese, estabelecimento de relações, previsão, levantamento de hipóteses, associações, verificação de hipóteses, inferência, generalização e avaliação. Na compreensão, o leitor passa pela decodificação (quando reúne informações fonológicas, fonéticas, morfológicas, sintáticas) e pela construção da coerência (quando integra essas informações a seus conhecimentos). O leitor também mobiliza diversos tipos de conhecimentos prévios e utiliza estratégias antes, durante e depois do processamento de informações. 

Um leitor competente possui habilidades, atitudes e valores diversos. Habilidade é um saber fazer. Ter competência significa mobilizar um conjunto de habilidades em função de determinado objetivo, para resolver problemas. O leitor competente é capaz de executar diversas ações sobre o texto, para compreendê-lo.


2 comentários:

Unknown disse...

habilidade é um saber fazer: ação física ou mental o que indica a capacidade adquirida. Já a competência é um conjunto de habilidades harmonicamente
desenvolvidas, tem de ter um determinado objetivo para resolver problemas.

PROFESSORA disse...

BOM DIA, ALLANA.
TUDO BEM?
SOLICITO A VOCÊ QUE SEMPRE AO POSTAR AQUI, COLOQUE SEU NOME E TURMA.
FIQUE COM DEUS!
ABRAÇOS,

PROFESSORA MARIS