FONTE LEITURA COMO PROCESSO
DE Delaine Cafiero
PLATAFORMA DE 31 DE AGOSTO A 04 DE SETEMBRO
ESSE ASSUNTO ESTÁ PRESENTE NO VÍDEO QUE ESTUDAMOS SEMANA PASSADA. LEIA AGORA TRECHO DO LIVRINHO LEITURA EM PROCESSO DE DELAINE CAFIERO QUE SEGUE.
ATIVIDADE:
APÓS A LEITURA, DIFERENCIE HABILIDADE DE COMPETÊNCIA. RESPONDA DIRETO NA PLATAFORMA.
ATIVIDADE:
APÓS A LEITURA, DIFERENCIE HABILIDADE DE COMPETÊNCIA. RESPONDA DIRETO NA PLATAFORMA.
Segundo o material de Delaine Cafieiro, em Leitura como processo, quando compreendemos a leitura
dessa forma (leitura é uma atividade ou um processo cognitivo de construção de
sentidos realizado por sujeitos sociais inseridos num tempo histórico, numa
dada cultura. Entender a leitura como processo de construção de sentidos
significa dizer que quando alguém lê um texto não está apenas realizando uma
tradução literal daquilo que o autor do texto quer significar, mas que está
produzindo sentidos, em um contexto concreto de comunicação, a partir do
material escrito que o autor fornece), entendemos que o sentido não é uma propriedade
do texto, não se encontra pronto em sua superfície, depende da ação de quem o
processa. Então, quando um aluno lê e afirma: não entendi nada, não adianta o
professor dizer: leia de novo que as informações estão aí. O aluno pode ter
decodificado e saber exatamente que palavras e frases estão lá, mas, se não
conseguir estabelecer relações entre o que decodificou e seus conhecimentos
anteriores, ele não compreenderá. É preciso, então, que o professor forneça a
ele uma base de conhecimentos para que ele processe o texto coerentemente. Isto
é, que junte as instruções do texto de modo a encontrar sentidos possíveis de
serem construídos a partir das relações estabelecidas entre os elementos
(palavras, expressões, frases), organizados no próprio texto e informações que
já fazem parte de seus conhecimentos. Disso se deduz que dois pontos são
importantes na compreensão: o primeiro diz respeito ao texto escrito e ao modo
como ele se organiza, como é estruturado, como funciona socialmente; o segundo
tem a ver com o leitor, seus conhecimentos, as operações mentais que realiza
para compreender e as condições em que ele vai ler o texto.
Leitura é processo cognitivo, social, histórico e cultural
de construção de sentidos.
A Compreensão é a produção de sentido, de coerência, de lógica ou nexo realizado
pelo leitor a partir da organização e do funcionamento social dos textos. Nesse
processo, o texto escrito é objeto que busca gerar uma resposta ou um efeito
de sentido no leitor. Possui organização linguística, organização da estrutura dos
enunciados, ou frases, faz parte de um funcionamento social e é processado por um
leitor que, para compreender, realiza ações como percepção, memorização,
análise, síntese, estabelecimento de relações, previsão, levantamento de hipóteses,
associações, verificação de hipóteses, inferência, generalização e avaliação. Na
compreensão, o leitor passa pela decodificação (quando reúne informações
fonológicas, fonéticas, morfológicas, sintáticas) e pela construção da coerência
(quando integra essas informações a seus conhecimentos). O leitor também
mobiliza diversos tipos de conhecimentos prévios e utiliza estratégias
antes, durante e depois do processamento de informações.
Um leitor competente possui habilidades, atitudes e
valores diversos. Habilidade é um saber fazer. Ter competência significa
mobilizar um conjunto de habilidades em função de determinado objetivo,
para resolver problemas. O leitor competente é capaz de executar diversas
ações sobre o texto, para compreendê-lo.
2 comentários:
habilidade é um saber fazer: ação física ou mental o que indica a capacidade adquirida. Já a competência é um conjunto de habilidades harmonicamente
desenvolvidas, tem de ter um determinado objetivo para resolver problemas.
BOM DIA, ALLANA.
TUDO BEM?
SOLICITO A VOCÊ QUE SEMPRE AO POSTAR AQUI, COLOQUE SEU NOME E TURMA.
FIQUE COM DEUS!
ABRAÇOS,
PROFESSORA MARIS
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